quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Resenha do Orc: O Um Anel


Um dos melhores lançamentos até agora, escrito por Francesco Nepitello. Se você já conhece o livro anterior, baseado nas obras de Tolkien, “ O senhor dos anéis”, e está pensando que é a mesma coisa , esqueça, pois “O Um Anel” não tem nada a ver.
 A começar pela arte, que no SDA são fotos do filme (claro, muito bonitas) e no “O Um Anel” tem uma arte muito boa, a diagramação e as ilustrações são um show .


“O Um Anel” vem com muitos materiais que os roleplayers adoram e a caixa é completa, e a versão nacional não ficou devendo nada para a importada (apenas um ou dois detalhes que vamos falar depois), só para começar.
Vem com dois livros, o Livro do Aventureiro e o do Mestre, os dois ricamente ilustrados e coloridos.
O primeiro, o Livro do Aventureiro, vem com todas as regras de criação de personagem e do jogo, e o segundo, como o próprio nome já diz, traz como mestrar, com dicas muito interessantes, como o funcionamento do jogo, uma descrição de criaturas e como conduzir uma campanha.


O que impressiona é que não são dois livretos... São dois livros grandes: o do Aventureiro tem 191 páginas, e o do Mestre tem143 páginas.
Também vem com um conjunto de dados, com seis D6 e um D12 customizado com a runa de Gandalf, e em outra face o olho de Sauron. O conjunto traz dois mapas, um mais voltado ao uso dos jogadores e o outro para o mestre, com demarcação de regiões, e para finalizar o conteúdo tem a caixa, que na verdade é uma luva, feita com um material muito bom e as ilustrações seguem o nível das dos livros.


  O cenário se ambienta mais no livro do Hobbit, nas terras Ermas, onde passa a maioria da jornada de Bilbo. Uns três anos depois da guerra dos cinco exércitos, os jogadores poderão ir para a Montanha Solitária, cidade lago, as colinas de ferro e outros lugares descritos no livro e agora no filme.


A ficha é bem simples e muito bonita, e passa bem o clima das obras de Tolkien. As regras são boas e funcionais, você tem os d6 para a graduação de perícias, chamados de dados de sucesso, e o d12 chamado de dado de proeza. O interessante neste dado é que se você tirar um olho de Saurom, não importa quão bem você foi, vai te prejudicar, pois se você tirar várias vezes ele, será corrompido. Mas o contrário também acontece se você tirar a runa de Gandalf. E tudo funciona com o mestre dando as dificuldades.

  CONCLUSÃO : é um bom RPG e vale muito conhecer e jogar, mas o preço  é salgado: por volta de 165 reais, mas considerando que vem tudo que um grupo precisa para jogar, é só fazer um bem bolado com o pessoal que não fica pesado para ninguém.
E com tudo isto a versão nacional merecia o  compartimento para guardar os dados que vem na importada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário