sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Resenha do Orc: Terras de Shiang



 Um RPG muito incomum, para começar pelo cenário. O cenário é de fantasia, mas não vem pensando você que vai encontrar castelos, calobouços e outros elementos de uma fantasia tradicional, bem ao estilo Tolkien. Não, aqui os jogadores se encontraram no Japão feudal, com seus xogunatos e outras construções de época, e se você não conhece estes tipos de construções, não se preocupe, pois o livro vem com um capítulo só falando sobre isto.
 E se você acha que vai encontrar uma aula de história, é ai que está enganado, pois as raças predoninantes emergiram de répteis, símios e felinos.
 A magia está no ar, e as raças sabem com usá-la. Além disso, tem vários monstros que habitam o continente, como aranhas gigantes, dinossauros e outros.
 Num cenário tão exótico, os personagens não podiam ser diferentes, aqui eles podem ser guardiões, lutadores, monges elementais e outros tão interressantes.

  O livro é muito bem acabado, possui uma história em quadrinhos no começo para dar um clima, capa dura, bem desenhado (como desenho de armas, consruções, armaduras e tudo o que se tem direito). As folhas são de boa qualidade e o livro é costurado, o que garante que as folhas não vão  descolar da capa.
 As regras são bem simples, usa apenas d6 (o conjunto de regras se chama Reops) e a construção de personagem é pelo métudo de compra de habilidades como em Gurps, Cyberpunk e outros rpgs que usam este método, com isto, você não fica preso a um arquetipo, pois seu personagem pode ter habilidades de um guerreiro e saber arrombar uma porta como um ladrão.

 E ainda tem um capítulo só sobre artes marciais que é muito legal (o que não podia faltar em um RPG de Japão feudal).

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